Skip to content
  • Home
  • Feira
  • Visitar
  • Lista de Expositores 2023
  • Conferências 2023
    • Programa & Inscrições
    • Oradores 2023
  • Kit Imprensa
Como participar
Oradores 2023Lucas Almeida2025-05-22T12:48:51+01:00

Ana Mesquita

Ávila e Sousa

Célia Penedo

Cristina Matos Silva

Enzo Blonk

Francisco Neves

José Carlos Lino

Luis Cordeiro

Mariana Simões

Nuno Pires

Filip Ljubinkovic

Lurdes Laranjeira

João Ferreira Carraco

João Adónis

Sérgio Vasconcelos

Rui Venda

Pegah Aghabozorgi

Paulo Palha

Fernando Flores

SECIL - Supervisora Faturas Fornecedores

Elsa Carvalho

Ana Mesquita

Licenciada e Mestre em Arquitectura Paisagista pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Ana Mesquita concluiu parte do seu percurso académico na cidade de Copenhaga, na Dinamarca, com o programa Erasmus. O seu percurso profissional tem-se centrado nas coberturas verdes, nomeadamente na conceção, conceção e aconselhamento de projetos. É coordenadora geral da empresa Landlab e vogal da Direção da Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV). Participou no grupo multidisciplinar para a elaboração do guia técnico português para a conceção, construção e manutenção de coberturas verdes. É frequentemente convidada para ministrar workshops/cursos/conferências sobre coberturas e paredes verdes, e é formadora da Ordem dos Arquitectos – SRN.

Ávila e Sousa

José Ávila e Sousa, engenheiro civil formado na Universidade de Coimbra,  é presença assídua em seminários, conferências e eventos internacionais, mantendo um contacto estreito com o meio científico.

Ocupa atualmente o cargo de Diretor de Marketing do Grupo Preceram, sendo também responsável pelo Departamento de Apoio Técnico.

Entusiasta dos temas da sustentabilidade e inovação, no âmbito dos produtos destinados à construção, coordena ainda a investigação e desenvolvimento de novos produtos e soluções em diversas empresas do Grupo Preceram, nomeadamente Argex, Gyptec Ibérica e Volcalis.

Participa ativamente em diversas organizações, sendo membro da direção da Associação Plataforma para a Construção Sustentável, entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável, e membro da direção da Associação Nacional de Coberturas Verdes. Integra ainda os conselhos consultivos do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro e da Associação Passive House Portugal.

Célia Penedo

Desde setembro 2022 – responsável de área – Gestão de Empreitadas – EMEL 

Jul. 2018 – Setembro 2022 – Engª Civil Sénior na Equipa do Plano de Drenagem de Lisboa – CML 

Nov 2000 – Jul.2018 – Direção de Fiscalização e Controlo de Empreitadas Públicas – CML

Cristina Matos Silva

Cristina Matos Silva licenciou-se em 2000 pelo IST/UL. Entre 2000 e 2002 trabalhou como projetista de estruturas. Terminou o doutoramento no IST/UL em 2006. Entre 2006 e 2007 trabalhou como consultora de projetos das várias especialidades e em fiscalização de obras, altura a partir da qual iniciou funções como docente na Secção de Construção do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do IST/UL. Atualmente acumula funções de docência, orientações de alunos, ações de formação e investigação, desenvolvendo trabalho no âmbito da certificação e otimização de recursos através do uso de infraestruturas verdes, eficiência energética e eficiência hídrica. Já supervisionou mais de 40 teses de mestrado, 5 de doutoramento (2 em curso), é Investigadora Responsável de dois projetos de investigação nacionais na área das coberturas e fachadas verdes, tendo ainda integrado a equipa de vários outros projetos nacionais e internacionais. É co-autora de 1 livro, 1 capítulo de livro, mais de 40 artigos em revistas internacionais e mais de 50 apresentações orais em conferências nacionais e internacionais, assim como seminários técnicos e cursos de formação. É membro fundador e Membro da Direção da Associação Nacional de Coberturas Verdes. Neste âmbito a candidata participou na elaboração de normas técnicas e certificações, em particular no guia técnico português de coberturas verdes. É ainda Perita Qualificada da ADENE – Agência para a Energia, tendo também participado na contribuição de soluções baseadas na natureza na certificação AQUA+.

Enzo Blonk

Enzo Blonk tem um longo histórico de sucesso em Logística e em AIDC (Identificação Automática e Captura de Dados). Em 2012, começou na GS1 Global, onde inicialmente foi responsável pelo envolvimento da comunidade nos padrões EPC-RFID e no setor de vestuário. Em seguida, de 2016 a 2021, Enzo foi responsável na GS1 pelo desenvolvimento global de Technical Industries, abrangendo 10 grandes setores globais -incluindo defesa, energia e mineração-, que ele construiu do nada e onde, em apenas alguns anos, envolveu as comunidades GS1 em essas indústrias no uso de padrões globais de autenticação, rastreabilidade, sustentabilidade e gerenciamento do ciclo de vida do material. Suas contribuições mais relevantes foram nas ferrovias e na indústria da construção, onde lançou vários grupos de usuários, entre os quais on DSCiBE (Digital Supply Chain in Built Environment), construiu parcerias estratégicas com outras organizações multinacionais e ajudou a publicar vários padrões de aplicação.

Com sua empresa Konsenzo, desde o final de 2022 ele compartilha seu conhecimento sobre padrões globais de identificação, sua experiência em realizar o consenso, seu networking e engajamento com o setor de construção.

Enzo está baseado em Bruxelas, Bélgica.

Francisco Neves

Francisco Neves – DNC Técnica

Com uma experiência profissional em máquinas de Controlo Numérico, no setor da metalomecânica, há mais de 30 anos.

Fundador da DNC Técnica em 1996 e atualmente CEO da empresa.

José Carlos Lino

José Carlos Lino tem formação de base em Engenharia Civil.

Ao longo de mais de 3 décadas tem-se dedicado à promoção e desenvolvimento das Tecnologias de Informação aplicadas à indústria da Construção. 

É fundador da Newton – Engenharia, da BIMMS Consulting, da Academia NossoBIM e da Consultores BIM.

É professor convidado da Universidade do Minho.

É presidente da buildingSMART Portugal.

Luis Cordeiro

Luis Cordeiro, Investigador Sénior, é mestre em Comunicações e Telemática e está ativamente envolvido em projetos de investigação nacionais e europeus desde 2004. Liderou também vários projetos de desenvolvimento de software e integração de sistemas, e vários processos de certificações de segurança. Possui mais de 50 publicações científicas em revistas, capítulos de livros e congressos.

Mariana Simões

Mariana Simões ingressou na ADENE em 2019, onde neste momento gere a iniciativa AQUA+, desde a monitorização, à gestão e expansão deste instrumento de classificação hídrica. Anteriormente, acompanhou o desenvolvimento, implementação e monitorização da One-Stop-Shop pioneira em Portugal e na Europa (Portal casA+) para a promoção da eficiência energética e hídrica. Paralelamente, contribuiu para a afirmação do Sistema de Classificação de Produtos CLASSE+ para avaliação do desempenho de materiais da envolvente de edifícios.

Mariana é Mestre em Engenharia do Ambiente pela FCT NOVA (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) e antes de integrar a equipa da ADENE, esteve envolvida na gestão de projetos de sustentabilidade nas áreas de resíduos, reflorestação e energias renováveis.

Nuno Pires

Nuno Pires é Diretor Técnico da Construsoft, tendo vasto curriculum na modelação digital (modelação BIM) de construções em aço e desenvolvimento de software aplicado à área.

Filip Ljubinkovic

Investigador dotourado no Instituto ISISE da Universidade de Coimbra. Area de interesse: estabilidade de estruturas metálicas, pontes de aço e programação e otimização de estruturas metálicas.

Lurdes Laranjeira

Lurdes Laranjeira é licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, com Master em Marketing pela Católica Porto Business School.  

Iniciou a sua atividade em 2006, na Comunicação de Rede de uma rede de franchising na área de contabilidade. Mais recentemente, integrou o Dep. de Marketing e Comunicação de uma das maiores corretoras de seguros nacionais, onde estava envolvida nos projetos de Branding das diversas marcas geridas pela empresa, geria as plataformas de Email Marketing, assim como era responsável pela comunicação com rede de parceiros a nível nacional. 

Atualmente é Marketing & Communication Officer no BUILT CoLAB, o Laboratório Colaborativo para o Ambiente Construído do Futuro, onde gere também a comunicação do Projeto Mobilizador REV@CONSTRUCTION.

João Ferreira Carraco

https://www.linkedin.com/in/jo%C3%A3o-carraco-80a5b4151/

João Adónis

João Adónis é um profissional de 33 anos que começou a carreira na Sonae na gestão de equipas, atualmente trabalha na empresa Jardins de Adónis desde 2013. Ele é responsável pelas operações da empresa e tem foco na sustentabilidade, com especialização em gestão de água, coberturas verdes e jardins verticais.

Ao longo de sua carreira, João tem trabalhado para implementar soluções que ajudem a reduzir o impacto ambiental das áreas urbanas e promovam a biodiversidade. Seu trabalho tem como objetivo criar cidades mais resilientes, melhorando o ciclo da água nas áreas urbanas.

João é um defensor da importância da gestão adequada da água e está sempre em busca de soluções e tecnologias inovadoras para ajudar a diminuir o impacto ambiental da nossa sociedade.

Sérgio Vasconcelos

Fundador da empresa Microcrete, empresa vencedora do 1º prémio inovação Tektónica em 2018 – com o produto M-LINER by Microcrete

Criador podcast “feito para construir” em 2023 https://podcasts.apple.com/pt/podcast/feito-para-construir/id1678493590?i=1000607861266

LinkedIN: https://www.linkedin.com/in/sergiolv/ 

Rui Venda

Rui Venda, arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, em 2016 fundou a sua própria empresa de Arquitectura e Consultoria BIM, onde alia a experiência de projectar com ferramentas e metodologias BIM com a arte de formar e implementar essas mesmas metodologias noutras empresas de arquitectura e engenharia.
É BIM Manager certificado pela Graphisoft desde 2016, com vasta experiência no uso do Archicad entre outras ferramentas BIM desde 2001, quando iniciou o seu percurso BIM ainda na Faculdade. Em 2020 torna-se Formador Certificado pela Graphisoft.

Pegah Aghabozorgi

Pegah Aghabozorgi is a PhD student in Steel and Composite Construction at the Department of Civil Engineering, University of Coimbra.  She completed her Master of Science degree in Structural Engineering from Sharif University of Technology, Iran. Her research areas and interest include fire design of steel warehouses using finite element modelling, structural optimization, and fluid dynamic simulations.

Paulo Palha

Formado em Engenharia Agrónoma (UTAD), Paulo Palha é CEO da Neoturf (www.neoturf.pt) e fundador da Landlab (www.landlab.pt) e da NBS+ES. Foi fundador da Associação Nacional De Coberturas Verdes (ANCV) da qual é presidente, é vice-presidente do board da Federação Europeia de Coberturas E Paredes Verdes (EFB) e representante de Portugal na World Green Infrastructure Network (WGIN).

Fernando Flores

Fernando Flores, arquitecto mestrado em Arquitectura e Urbanismo pela Universidade Fernando Pessoa. Formador e BIM Manager certificado pela Graphisoft, com vasta experiência no uso do Archicad aliado à metodologia BIM. Colaborador da Infor desde 2017, responsável pelo suporte técnico e formador Archicad . Colabora também com o gabinete de arquitectura Miguel Barbosa + Associates Architects, onde tem como objectivo implementar um melhor uso das tecnologias digitais, na prática de arquitectura.

SECIL - Supervisora Faturas Fornecedores

Elsa Carvalho

Responsável pela equipa de faturas de fornecedores. Há 23 anos na Secil.

Morada

Rua do Bojador
Parque das Nações
1998-010 Lisboa
Telf.: +351 218 921 500
segurex@ccl.fil.pt

Contactos

José Paulo Pinto – Gestor de Feira

Telf: (+351) 218 921 558

Paula Manarte – Gestora Comercial

Telf: (+351) 218 921 532

Contactos

Sérgio Runa – Gestor Comercial
Telf: (+351) 218 921 518

Sandra Tereso de Sá – Gestora de MarketingTelf: (+351) 218 921 543

+351 21 892 1751 / 1514

© Copyright 2025 • Fundação AIP | Todos os direitos reservados

Page load link

14h30 – 17h00

Formação dos Bombeiros Portugueses

Organização: Liga Bombeiros Portugueses e Escola Nacional de Bombeiros

14h30 – Sessão de abertura com as intervenções:

Presidente da LBP – Liga Bombeiros Portugueses, Dr. António Nunes

Presidente da ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, General Duarte da Costa

Presidente da ENB – Escola Nacional de Bombeiros, Dr. Vitor Reis

15h00 – Curso Profissional de Bombeiro – Nível IV

Presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais, Dr. José Presa

Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho

15h30 – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – Bombeiros – Nível IV

Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, Dra. Filipa Jesus

Corpo de Bombeiros de Lagos, Comandante Márcio Regino

 

16h00 – Parcerias com ensino superior e projetos de investigação | Novas ofertas formativas

Presidente da ENB – Escola Nacional de Bombeiros,  Dr. Vitor Reis

Vogal da ENB – Escola Nacional de Bombeiros, Eng. Marco Martins

 

16h30 – Debate

 

17h00 – Sessão de encerramento

INSCREVA-SE AQUI

10h00 – 12h30

Painel 7 – Oportunidades de negócio para a BTID: aspetos relevantes da oferta nacional

Enquadramento:

Identificação e explanação das oportunidades de negócio e de reforço cientifico-tecnológico em matéria de economia de defesa que sejam geradoras de potencial efetivo de expansão e integração nas grandes redes internacionais de produção de bens e serviços do sector de atores (empresas e centros de investigação) com operação em território nacional.

Apresentação dos enquadramentos de negócios passíveis de se transformarem em oportunidades consequentes para valorização do potencial nacional de criação, absorção e difusão de conhecimento científico e tecnológico materializado quer em inovação, quer em garantia de qualidade dos bens e serviços de segurança e defesa disponibilizados pelo tecido empresarial sedeado em Portugal.

Keynote Speaker:  Jorge Sales Gomes

Bloco 1: Ecossistema da Segurança e Defesa enquanto setores de soberania –

                 – Enquadramento institucional da Defesa

Alexandra Pessanha, Presidente, IdD Portugal

Empresas Convidadas sob o tema:
“Empresas que encontraram Portugal como uma oportunidade de Negócio”

Moderadora: Alexandra Pessanha, Presidente, IdD Portugal

Sérgio Barbedo,  Diretor Geral, Thales Edisoft Portugal
Nuno Coutinho, OGMA
Pedro Madeira Rodrigues, Minsait
Nuno Ávila, Director, DEIMOS
Teresa Ferreira, Diretora de Navegação por Satélite da GMV


Bloco 2: Cluster Aeronáutica, Espaço e Defesa (AED Cluster Portugal) – papel
 enquanto cluster para a competitividade

José Neves, Presidente, AED Cluster Portugal


Empresas Convidadas sob o tema:
“Empresas Nacionais que se conseguiram internacionalizar nesta área”

Moderador:  José Neves, Presidente, AED Cluster Portugal

Pedro Petiz, Diretor, Tekever
Dário Pedro, CEO, Beyondd-vision.pt
José Luis Serra, Presidente do Conselho de Administração da Arsenal do Alfeite


Bloco 3: Programa Defesa Ciência: Como criar valor e cumprir compromissos internacionais?

Diogo Gomes Araújo, Coordenador da Unidade de Desenvolvimento de Cliente da ANI

Empresas Convidadas sob o tema:
“A importância da Inovação e I&D como fator estratégica da competitividade nacional”

Moderador: Diogo Gomes Araújo, Coordenador da Unidade de Desenvolvimento de Cliente da ANI

Gilda Santos, Gestor Técnico, CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário
Raúl Fangueiro, Fibrenamics
Francisco Brójo, Professor no Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior
António Gaspar, INESC TEC – Institute for Systems and Computer Engineering,
Technology and Science
Luis Carvalho, INOV – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores
Rui Tocha, Director Geral, CENTIMFE – Centro Tecnológico dos Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos

Conclusões: 
Catarina Nunes, Membro da Direção do EuroDefense-Portugal

12h30-12h50 – Apresentação de CASO DE SUCESSO: Jornadas Mundiais da Juventude – Fatores Críticos do Sucesso de uma Operação Estratégica de Segurança

Embaixador Paulo Vizeu Pinheiro, Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna

12:50 – Sessão de Encerramento
Fundação AIP
Dr. António Figueiredo Lopes, Presidente do Conselho Estratégico do Segurex

16h05 – 17h00

Painel 6 – O contributo da segurança privada para a segurança interna

Enquadramento:

A Segurança Privada deve ser repensada, numa verdadeira e transparente complementaridade ao serviço da segurança interna, desmistificando a ilusão de que o estado atual do sector da segurança privada, bem como a alteração de paradigma do mesmo, dependa apenas de alterações legislativas ou de mudança de processos por parte do regulador.

Há que enfatizar que todos os players têm e terão responsabilidade no estado atual do sector, para o bem e para o mal, bem como reforçar que, quer as empresas prestadoras de serviços, quer os seus profissionais, bem como quem contrata serviços de segurança privada, têm de colaborar entre si, no sentido de não compactuarem com más práticas que eventualmente existam. O sector da segurança privada não deve ser repensado autonomamente da restante estratégia nacional de segurança interna, apenas comparando-o com realidades de outros países.

 

Moderador: José Meneses, ADSP

 

Oradores:

Bruno Torres Subintendente, Polícia de Segurança Pública
Cláudio Ferreira, Presidente do Sindicato Unificado da Segurança Privada (SUSP)
Tiago Lourenço Lopes, Tenente-coronel de Infantaria, Guarda Nacional Republicana
Professor Doutor Bacelar Gouveia, Constitucionalista, Professor Catedrático e Presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT)
Rogério Alves, Presidente, Associação de Empresas de Segurança (AES)

15h15 – 16h00

Painel 5 – Contratação pública

Enquadramento:

Num sector em que o Estado é o principal consumidor, surge aqui uma oportunidade para se debater eventuais dificuldades de quem contrata para o Estado, bem como eventuais oportunidades de alteração que conduzam essas contratações mais em linha com orientações de outros organismos, para que as empresas não sejam tentadas ou forçadas a efetuar venda com prejuízo nesses concursos. A título de exemplo, no ano de 2022, o Estado português investiu cerca de 170 milhões de euros na contratação e aquisição de serviços prestados por empresas de segurança.

Nesta medida e no sentido de que uma grande fatia destes contratos são adjudicados por valores abaixo dos preços recomendados, para que não haja venda com prejuízo em que ninguém beneficia, urge debater o tema, de forma a provocar as alterações legislativas necessárias.

 

Moderador: Coronel Ludovico Jara Franco, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ADSP

 

Oradores:

Álvaro Santos, Especialista de Segurança Hospitalar
Artur Cerejo, Director de Segurança da CP
Clara Neves, Inspectora, ACT – Autoridade das Condições de Trabalho
Luis Ferreira, ANI – Agência Nacional de Inovação
Paulo Núncio, Antigo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Portugal
Rui Tomé, Presidente do STAD – Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas

11h00 – 13h00

Painel 4 – Infraestruturas críticas: competências, capacidades e estratégias nacionais. Capacidades requeridas no domínio da Ciberdefesa e da Cibersegurança e os desafios para a economia nacional.

Enquadramento:

A problemática da proteção de infraestruturas abarca um conjunto alargado de atividades que vão desde a regulação e legislação que o Estado deve criar, passando pela definição de políticas de segurança num contexto alargado de cooperação entre os setores público e privado, sem deixar de ter em consideração a conscientização pública da sua importância face à possibilidade de interrupção  de fornecimento de serviços essenciais e até de extravio ou perda de dados sensíveis e consequências associados quer à sua recuperação, quer à reputação da entidade diretamente afetada pela perda.

A constante evolução da atividade deste tipo de atividades, onde a inovação desempenha um papel vital na abertura de novas oportunidades de negócio, desenvolvem-se muito à sombra do

 

crescimento quer da evolução das ameaças cibernéticas, quer da tomada de consciência  da relevância da proteção dos ativos digitais.

Sessão Abertura:

Boas Vindas, Fundação AIP
Dr. Carlos Pires, Secretário de Estado da Defesa Nacional

Moderador:

Brigadeiro General José Manuel Duarte da Costa, Presidente da ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) e do CNPCE (Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência)

Oradores:

Eng. José Oliveira, Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência
Almirante António Gameiro Marques, Gabinete Nacional de Segurança
Coronel Tirocinado Correia Leal, Comando de Operações de Ciberdefesa
Engº José Neves, Presidente, AED Cluster Portugal
Dr. Vasco Martins dos Santos, Strong Charon

16h00 – 17h45

Painel 3 – Prioridades e Desafios da Proteção Civil Municipal

Enquadramento:

A Proteção Civil Municipal representa o primeiro patamar de resposta de uma comunidade territorialmente organizada, onde 90% das ocorrências de proteção (safety) são resolvidas. Daí que devem permanentemente estar identificadas as prioridades e os desafios que as Autarquias têm de fazer face ao desígnio de estarem capacitadas para serem o primeiro nível da proteção civil no âmbito da resposta.

Os desafios são permanentes quer ao nível do financiamento, da consciencialização pública, da capacitação de recursos, da cooperação intermunicipal e da colaboração com o tecido empresarial na busca de formas mais eficientes e eficazes de lidar com a complexidade das ocorrências no âmbito da Proteção Civil.

Mesa Redonda:
Prioridades e Desafios da Proteção Civil Municipal

Moderadora:
Rita Marrafa de Carvalho, Jornalista da RTP

Oradores:
Dr. Albino Almeida, Presidente da Direção da Associação Nacional das Assembleias Municipais
Dr. Ângelo Pereira, Vereador da Câmara Municipal de Lisboa
Dr. Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar
Dr. Miguel Gavinhos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Fundão
Eng. Rui Manuel Mata Sabino, CEO da ESRI Portugal

17h30-17h45 – Sessão de Encerramento

Brigadeiro General José Manuel Duarte da Costa, Presidente da ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) e do CNPCE (Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência)

11h45 – 13h00

Painel 2 – Os desafios estratégicos para as ciências militares e da segurança face aos novos contextos tecnológicos e operacionais

Enquadramento:

O incremento exponencial do conhecimento passível de ser vertido em tecnologias direcionadas para uso nos domínios da defesa e da segurança aportam a necessidade de se considerarem novos contextos estratégicos, tecnológicos e operacionais reclamando novas e diversificadas competências de comando, nomeadamente na  formações de base, onde pontificará a componente interdisciplinar com forte integração de tecnologias de ponta, e das ciências sociais que permitem uma maior compreensão de todas as envolventes que condicionam as tomadas de decisão.

Estas circunstâncias reivindicam especial agilidade na conceção de currículos para a preparação de profissionais rapidamente adaptáveis a novas situações de comando e operação, sem perder de vista a dimensão ética que lhe está subjacente.

Moderador:

Prof. Doutor José Manuel Félix Ribeiro

Oradores:

CMG Plácido da Conceição, Escola Naval
Coronel Tirocinado Nuno Miguel Parreira da Silva, GNR
Intendente Hugo Cruz, ISCPSI
Tenente-Coronel Antunes Ferreira, Academia Militar
Tenente-General Martins Pereira, IUM
Capitão Diogo Alexandre Oliveira Silva, Academia da Força Aérea

10h30 – 11h30

Painel 1 – Os grandes desafios político-militares mundiais do presente e suas implicações decisivas no futuro.

Enquadramento:

A atual guerra em solo europeu, com implicações decisivas para a segurança e estabilidade global do futuro, conduziu a um quadro de relacionamentos internacionais substancialmente alterado, obrigando à reconfiguração prospetiva das novas tensões e alianças no domínio político-militar, num quadro marcado por uma crescente tensão geopolítica, com impactos dramáticos no comércio internacional e no equilíbrio de poder global.

A complexidade do novo enquadramento político e diplomático requer uma nova abordagem conceptual, colaborativa e multilateral, vertida em novos figurinos de cooperação internacional, onde, nomeadamente, os investimentos em defesa se voltam a afirmar como argumento vital na nova fase de relacionamentos que está a emergir.

Moderador:
General Luís Valença Pinto, Presidente do EuroDefense-Portugal, Professor na Universidade Autónoma de Lisboa

Oradores:
Embaixador Rui Vinhas, Diretor Geral de Política Externa do MNE
Major General Nuno Lemos Pires, Diretor Geral de Política de Defesa Nacional

Dados do Responsável da Participação

  • Receber toda a informação operacional da FIL

  • Receber pedidos de informação dos visitantes

  • Acesso à plataforma de envio de convites

  • Acesso à plataforma de Hosted Buyers (quando aplicável)

Verifique a sua pasta de spam com frequência

Quota de Inscrição e Gestão Administrativa

  • Gestão administrativa do processo de inscrição

  • Posto de Socorros durante os períodos de montagem, realização e desmontagem das feiras

  • Limpeza e vigilância das áreas comuns (não inclui a vigilância e o serviço de limpeza do espaço do expositor)

  • Ligação de energia eléctrica de 10KW

  • Internet gratuita, na frequência 2.4Ghz

  • Catálogo Digital

  • Cartões de livre-trânsito em função da área ocupada

  • Bilhetes electrónicos em função da área ocupada

Gestão de Resíduos

Inclui

  • Remoção de Resíduos das áreas comuns na Montagem e Realização.

Não inclui

  • Limpeza de Stand

  • Remoção de lixo da Desmontagem

Ponto 4.2 do Regulamento Geral da FIL

A utilização de um stand com segundo piso dá origem a um custo de participação adicional, calculado com base em 50% da área útil construída, conforme preço unitário aplicável para o espaço

ESPAÇO – PREÇO POR M2 (não inclui stand)

1 Frente 2 Frentes 3 Frentes 4 Frentes
114€ 115€ 118€ 212€

Go to Top